Usemos Federação em vez de Fediverso

“Fediverso” é uma palavra ruim em vários sentidos, apesar da gente ter se acostumado com ela. É um aportuguesamento de Fediverse, que seria a aglutinação de Federated Universe, ou Universo Federado. O Policarpo Quaresma que há em mim se incomoda sempre com a inversão da ordem do adjetivo e substantivo, mas isso é um detalhe de menos importância.

Como aglutinação, Fediverso falha miseravelmente em nos indicar quais as palavras aglutinadas, e é muito mais fácil intuir que são versos fedidos que um universo federado. Como substantivo, falha miseravelmente em descrever o que é o objeto nomeado. Como marca, falha, não tão miseravelmente, em ser atraente, apaixonante, expressiva.

O nome Fediverse descrevia, originalmente, o conjunto de servidores, usando aplicativos diferentes, que utilizavam o protocolo OStatus, que eventualmente evoluiu para ActivityPub. Quando este protocolo foi implementado já havia plataformas sociais federadas na internet: diaspora*, Friendica e Hubzilla. Os servidores desta rede eram listados no site The Federation, e o nome pegou. Minha suspeita é que o nome Fediverse é inspirado por The Federation e surgiu como modo de diferenciar a rede federada que usava OStatus. Antigamente, chegaram a levantar a hipótese de, quando todos falassem o mesmo protocolo, a rede herdar o nome A Federação, mas o que ocorreu foi o contrário. Como o protocolo que prevaleceu, o nome que se tornou universal foi Fediverse. Em parte, é essa a proposta que apresento.

A Federação, é um nome que reflete bem a dinâmica social da rede, com servidores autônomos, unidos por acordos tecnológicos, políticos e sociais. É um nome poderoso, que indica a rede como um espaço de convivência e relações. É um nome apaixonante, que desperta curiosidade. Por todos esses motivos, deveríamos usar A Federação, em vez de Fediverso: porque é autossuficiente, é melhor como palavra e como marca.

Mas, acima de tudo, porque concordamos que fazer cosplay de Start Trek é legal.

Você é a favor de passar a chamar o Fediverso de A Federação e ficar fazendo roleplay de Jornada nas Estrelas que nem o pessoal do diaspora* fazia?
https://medium.com/we-distribute/a-quick-guide-to-the-free-network-c069309f334

— Passageiro clandestino (@Cochise)2024-09-01T15:07:06.000Z

← Post anterior

Post seguinte →

26 Comentários

  1. @masdivago@masdivago.cc não acho que Federação é muito apaixonante não ​:angercrywall:​

    mas tbm não acho que Fediverso é especialmente bom não

    • @yuribravos @masdivago@masdivago.cc eu gosto que seja uma palavra própria que qnd tu pesquisa não fique cheio de resultado que não tenha ligação. fica mais fácil das pessoas acharem qnd ver alguem mencionar

  2. @masdivago@masdivago.cc Eu chamaria esse lugar de Webfavela para ver se atraia mais gente.

    • Agora sim estamos falando a minha língua. Tanto o Policarpo Quaresma quanto o Oswald de Andrade dentro de mim ficaram muito satisfeitos.

      • @masdivago@masdivago.cc fediverso não é tão carismático assim, mas webfavela e etc sim.

  3. @masdivago Ando testando nomes. Internet Social, redes federadas…

    Ainda não testei usar Federação talvez por achar meio genérico… mas concordo com todos os argumentos (principalmente o trekkie 😁)

    Acho que vou fazer um post sobre as diferentes regiões da Internet Social e sugerir nomes….

    Talvez Federação para tudo que se unir organicamente e Internet Social pra abarcar tudo.

    Fico ainda sem saber como classificar Threads, que mantém os usuários em um tipo de zoológico e redes AT (que talvez nunca deixe de ser um conjunto unitário) que dependem de pontes 🧐

    • Adoraria ler esse post.
      Se essa “singela proposta” nos levar a chegar em um nome de consenso melhor que Fediverso, já fico muito feliz.
      Temos uma federação social vibrante, com um nome muito menos do que atraente.

      • Uma possibilidade é usar o nome que o Sean Tiley, ( @deadsuperhero ) usa no título dessa matéria: A Rede Livre.
        https://wedistribute.org/2017/09/a-quick-guide-to-the-free-network/

      • Uma possibilidade é usar o nome que o Sean Tiley, ( @deadsuperhero ) usa no título dessa matéria: A Rede Livre.
        https://wedistribute.org/2017/09/a-quick-guide-to-the-free-network/

      • @masdivago Podia ser pior. Podiam ter decido usar Unifed 😅

    • @Roneyb @masdivago o recente burburinho em torno de Web Social me diz que não é muito bem aceito esse nome, porque acaba englobando mais coisas que o ActivityPub com o risco de apagamento.

      • @cochise @masdivago Eu queria muito um nome menos ruim que Fediverso 😅

        Tô pensando em fazer assim:
        – Internet Social: Todo site onde qq pessoa pode publicar conteúdo
        – Fediverso: Todo ambiente que usa o protocolo ActivityPub (e é Internet social)
        – Redes federadas: Plataformas capazes de se integrar ao Fediverso (idem)

        Alguém já sugeriu uma terminologia academicamente?

  4. @masdivago @cochise tbm acho q federação é um nome melhor por si só, embora não diga muito sobre oq nomeia.
    Por mim, chamarei de federação agora.

  5. @masdivago @cochise poxa, então o que chamamos de Fediverso, na verdade, é um Univerado? Rsrs
    Falando sério, a palavra é até difícil de escrever porque a pronúncia não soa "natural" do nosso idioma. Achei que faz todo o sentido isso, vou chamar federação então…

  6. @masdivago @cochise a quinta série que habita em mim, dá risinhos internos porque sempre associa com "universo fedido"
    ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯

  7. @masdivago @cochise eu que entrei a pouco nessa rede, até o momento não sabia o que era fediverso. Se fosse chamado de A federação eu estaria mais familiarizado.

  8. @masdivago @cochise Concordo que Federação soa mais legal que Fediverso, mas o português já está mais que acostumado com o sufixo -verso indicando algo relativo a Uni/Multiverso. Aranhaverso, dcverso, pokeverso, metaverso, etc. Igualmente ao sufixo -sfera, como em machosfera, blogosfera, etc.

    Acho mais fácil intuir que é uma Universo Federado que versos fedidos. Até perguntei para alguns amigos, e todos indicaram que não pensaram que fediverso relaciona-se com fedor.

    Então, por mim tanto faz.

  9. @masdivago @cochise Achei que todos os argumentos são muito subjetivos, e não nã há nenhum problema com isso, alguns até forçaram a barra: lembra “versos fedidos” 🙂 Só muita psicanálise para entender essa lembrança 🙂

    Particularmente gosto de fediverso e meu argumento “forçando a barra” é que palavras com duas consoantes fricativas são mais gostosas de se ouvir!

    E, como você apresentou, o contexto histórico do surgimento do termo também fica preservado.

    Mas, mesmo que mude a denominação, os falantes vão usar a palavra/termo que mais lhe apetecem e todos vão se entender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *